segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Dez filmes para ver (e discutir) em família

Assistir boas histórias diante de uma tela com os filhos pode ser uma ótima oportunidade para conversar sobre virtudes

Por destacarem qualidades que desejamos aprimorar, essas histórias são um bom ponto de partida para a reflexão e a conversa em casa. Escolha o seu preferido e divirta-se!

Contagem Regressiva (Hours) – dirigido por Eric Heisserer e estrelado por Paul Walker.  EUA, 2013.

contagem-regressiva-dvd-paul-walker-genesis-rodriguez-16503-MLB20122078413_072014-F






Valor destacado: Dedicação
O drama se passa em 2005, ano em que o furacão Katrina devastou cidades americanas. Nolan (Walker) perde a esposa em complicações no parto, mas não tem tempo para viver o luto porque precisa proteger o filho prematuro na incubadora de um hospital de Nova Orleans, a cidade mais afetada pelo Katrina.
Indicação: 14 anos.

Como estrelas na Terra (Taare Zameen Par – Every Child is Special) – dirigido por Aamir Khan e estrelado por Darsheel Safary. Índia, 2007.
filmes-como-estrelas
Valor destacado: Paciência
O filme conta a história de Ishann, um menino indiano de 9 anos que sofre com a rigidez do pai e a impaciência dos professores até descobrir que sua dificuldade de aprender se deve à dislexia. Destaca-se a diferença que um professor sensível pode fazer na vida de uma criança com dificuldades de aprendizado.
Indicação: livre.

Uma lição de vida (The First Grader) – dirigido por Justin Chadwick, estrelado por Oliver Litondo. Reino Unido, 2014.
Uma.Lição.De.Vida
Valor destacado: Determinação
Baseado em fatos reais, o filme conta a história do queniano Kimani Maruge (Litondo), homem de 84 anos que quer aprender a ler e escrever, mas não se adapta à escola de adultos, para onde as autoridades o encaminham. Para estudar com crianças do seu povoado, Maruge conta com grande apoio da professora Jane.
Indicação: a partir de 14 anos.

Em busca de um lar (Gimme Shelter) –  dirigido por Ron Krauss e estrelado por Vanessa Hudgens. EUA, 2014.
Gimme-Shelter-Official-Poster-Banner-PROMO-POSTER-15JANEIRO2014
Valor destacado: Coragem
Apple (Vanessa) é uma adolescente cheia de problemas familiares que se recusa a abortar o filho, apesar da falta de apoio e dos apelos de todos os que aproximam dela, sempre pedindo que não tenha o bebê. Até encontrar abrigo, a jovem vive nas ruas, no submundo das drogas e da violência.
Indicação: a partir de 16 anos.

Quase Deuses (Something the Lord Made) – dirigido por Joseph Sargent, estrelado por Alan Rickman e Mos Def. EUA, 2006.
quasedeuses
Valor destacado: Superação
Filme destaca o esforço pela realização profissional, além de levar à reflexão sobre o racismo. Um homem negro que sonha ser médico e trabalha como faxineiro em um hospital é chamado a ser assistente de um pesquisador. Juntos, eles encontram a cura para uma doença grave, mas só um deles leva o crédito pela descoberta.
Indicação: a partir de 12 anos.

Gran Torino (Gran Torino) – dirigido e estrelado por Clint Eastwood. EUA, 2008.
gran_torino1
Valor destacado: Tolerância
Walter Kowalski (Eastwood) é um viúvo saudosista que se sente incompreendido pelos filhos. Embora lamente a onda recente de asiáticos que chega ao bairro em que sempre viveu, as circunstâncias fazem com que se aproxime cada vez mais dos vizinhos, a ponto de fazer por um deles um sacrifício inesperado.
Indicação: a partir de 14 anos.

Desafiando gigantes (Facing the giants) – dirigido e estrelado por Alex Kendrick. EUA, 2006.
desafiando_gigantes
Valor destacado: Perseverança
Shiloh Eagles é o time de futebol americano de um colégio dos Estados Unidos. O grupo sonha em vencer uma temporada, mas os fracassos são tantos que o treinador que prepara o time há seis anos, Grant Taylor (Kendrick), está a ponto de desistir. Um visitante inesperado, porém, o faz mudar de ideia.
Indicação: livre.

Hardflip – o que fazer quando sua vida dá uma virada de 180°? (Hardflip) – dirigido por Johnny Remo e estrelado por John Schneider, Rosanna Archette e Randy Wayne.  EUA, 2012.
hardflip
Valor destacado: Reconciliação
Enfrentando o desafio de trabalhar em dois empregos para ajudar a mãe que está doente e cheio de mágoa com o pai que abandonou a família, o adolescente Caleb Jones (Wayne) faz do skate uma válvula de escape. A fuga da realidade só termina quando um improvável conselheiro o estimula a perdoar seu pai.
Indicação: 12 anos.

A invenção de Hugo Cabret (Hugo) – dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Asa Butterfield. , EUA, 2011.
hugo_ver9_xxlg
Valor destacado: Amizade
A adaptação do livro homônimo mostra um órfão (Butterfield) que vive escondido numa estação de trem de Paris e tem apoio de uma amiga para desvendar um mistério que envolve um robô herdado do pai. Scorsese fez o filme a pedido da esposa, que queria um roteiro adequado para a filha do casal, então com 12 anos.
Indicação: 10 anos.

As Crônicas de Nárnia (The Chronicles of Narnia) – A série cinematográfica, baseada na obra homônima de C. S. Lewis, começa com “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”. Dirigida por Andrew Adamson. EUA, 2005.
as-cronicas-de-narnia-o-leao-a-feiticeira-e-o-guarda-roupa-dvd
Valor destacado: Bondade
Por causa da Segunda Guerra, os irmãos Pevensie – Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia – deixam Londres e passam a morar no campo. Lá descobrem uma passagem para o mundo mágico de Nárnia, onde engajam-se na luta contra o mal ao lado do leão Aslam, capaz de sacrificar-se no lugar de Edmundo para livrá-lo da morte.
Indicação: livre.

FONTE:
http://www.semprefamilia.com.br/dez-filmes-para-ver-e-discutir-em-familia/

7 Filmes que são verdadeiras lições de vida


“À Procura da Felicidade” (2006)

Após perder tudo, Chris Gardner - protagonizado por Will Smith - se vê em um ponto de sua vida em que tem que se reinventar para garantir a sobrevivência dele e do seu filho. 
Lição: jamais desistir em ir atrás de seus sonhos sempre com garra e determinação.

“Um Domingo Qualquer” (1999)

Al Pacino vive um treinador de futebol que precisa passar confiança e segurança aos seus jogadores. Na cena decisiva do filme seu personagem  Tony D'Amato faz um dos melhores discursos motivacionais do cinema. 
Lição: a importância do trabalho em equipe e força de vontade ao se deparar com um ambiente competitivo.
  

“Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento” (2000)

Erin trabalha é uma secretária em um escritório de advocacia e decide investigar uma poderosa empresa que vem contaminando as águas de uma pequena cidade. Com a ajuda de seu chefe, o advogado Edward, ela consegue levar o caso a tribunal e a companhia é condenada a pagar 333 milhões de dólares em indenizações. A história é baseada em fatos reais. 
Lição: nem sempre os grandalhões vencem. Vale a pena lutar pelos seus direitos.
 

“O Escafandro e a Borboleta” (2007)

O editor de uma das revistas de moda mais importante do mundo sofre um derrame cerebral e fica preso em seu próprio corpo. O único movimento que lhe resta é o do olho esquerdo. A história é baseada em num fato real.
Lição: valorizar o que temos e principalmente superar os obstáculos que vem pela frente.
 

“Sociedade dos Poetas Mortos” (1989)

Um professor de literatura usa novos métodos de ensino em uma escola mais que tradicional e incentiva os alunos a tirarem as próprias conclusões em meio a uma série de regras propostas pela sociedade.
Lição: não aceitar tudo que vemos e às vezes contestar os limites estabelecidos pela sociedade. Mas com cautela! ;)

“Antes de Partir” (2007)

Dois portadores de câncer estão internados em um hospital e decidem fazer uma lista com coisas que gostariam de fazer antes de morrer.
Lição: aproveitar o máximo o que a vida e realizar tudo o que você deseja. Sem prejudicar ninguém, claro!
 

“Filadélfia” (1993)

Andrews, personagem homossexual vivido por Tom Hanks, é um talentoso advogado que trabalha até descobrirem que era portador do vírus HIV. A partir daí, o preconceito passa a ser parte de sua vida e Andrews resolve processar a empresa.

Atualizado em 25 Ago 2015.
Por Juliana Andrade